Aqui no Alpendre você encontra:

Filosofia, Religião, Ciência, Entretenimento... nossos autores estão particularmente envolvidos nessas diferentes áreas: Rômulo (Filosofia), Ciço (História), Júnior (Poesia Popular e Matemática), Igor (Engenharia). Aqui procuramos sempre a interdisciplinaridade, até porque os posts dos nossos membros nem sempre falam de suas áreas. Portanto, sinta-se a vontade para puxar um tamburete e começar a conversa no alpendre! Abraços...

domingo, 21 de novembro de 2010

Eleições Passam e a Luta Deve Continuar


Finalmente as eleições acabaram e as muitas lutas que travamos no Alpendre e no dia a dia se deram a nosso favor. Como muitos afirmam “nada nos garante que Dilma dará continuidade ao projeto Lula, afinal nós nem a conhecemos!”; porém, acredito que se tivermos chance de que isto ocorra é em seu governo, e conhecemos, muito bem por sinal, José Serra -um homem de centro e sem inspiração- a “alma privatizadora do Brasil” como afirmou seu co/partidário FHC.

Não falarei em eleições por um bom tempo, mas como é a despedida do tema e aproveitando o embalo quente, gostaria de deixar minha recusa a respeito de uma verdadeira caçada que ocorreu a procura da ficha de nossa presidenta na época de sua luta à ditadura. O “supremo” tribunal militar (STM) liberou em fim tal documento (que foi quase uma exigência da Folha de São Paulo nos períodos de campanha).

O site O Globo postou o dossiê depois da meia noite (por que tão tarde?), mas o que me impressionou de fato não foi à matéria em si. Não foi surpresa alguma que a Folha e a própria Globo fossem atrás de registros como este. Mas, chamou minha atenção os comentários sobre a matéria, a agressividade de alguns, e a distorção que se forma a respeito do que foi a resistência ao governo militar, lutou-se por liberdade, por direitos políticos; direitos civis foram caçados por atos institucionais; meu próprio pai, por exemplo, votou pela primeira vez para PRESIDENTE por volta dos 30 anos de idade. E houve comentários que afirmavam não ter ocorrido qualquer mudança no cenário nacional desde os militares, de colocar no mesmo patamar de tortura e perseguição militares e “resistentes”, os taxam de terroristas ainda hoje, comentários estes, no mínimo, irresponsáveis.

Estamos de olhos bem abertos em relação ao novo governo que dará início, devemos por nossa sensibilidade e criticidade a favor da cidadania; depois de todo bombardeio de podridões que houve nas eleições 2010, talvez seja hora de começarmos a exigir processos limpos e que os danos causados pelas mentiras que saem das bocas de alguns possam ser devidamente corrigidos com punições.

Rômulo Filgueira.

2 comentários:

  1. http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/11/18/documentos-da-ditadura-dizem-que-dilma-assessorou-assaltos-bancos-923053274.asp

    ResponderExcluir
  2. massa romin... o bicho agora sim virou blogueiro... tem ate foto nos comentarios!
    ahhahah

    ResponderExcluir