Aqui no Alpendre você encontra:

Filosofia, Religião, Ciência, Entretenimento... nossos autores estão particularmente envolvidos nessas diferentes áreas: Rômulo (Filosofia), Ciço (História), Júnior (Poesia Popular e Matemática), Igor (Engenharia). Aqui procuramos sempre a interdisciplinaridade, até porque os posts dos nossos membros nem sempre falam de suas áreas. Portanto, sinta-se a vontade para puxar um tamburete e começar a conversa no alpendre! Abraços...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Religião Enlatada

Há tempos existe entre os homens uma relação de domínio em que uns se submetem aos desejos e força de outros. Para tanto, a construção dessa imposição tem de ser “aceita” por todos os membros da comunidade, ou seja, tem de ser valor moral, tornar-se cultura. Dessa forma aconteceu com os que dominavam a esfera religiosa ocidental, que agora é uma instituição e as demais parcelas da sociedade ocuparam o único lugar que sobrou: o da passividade, naturalização, pecado e castigo.

A posição do sacerdote, em geral, é tida como divina, ele é o interlocutor de Deus, é quem interpreta as leis celestiais. Este discurso ideológico tornou-se comum, é aceito e inquestionável; assim, foi roubada do homem sua liberdade e a atribuíram a uma divindade. Aceitamos essa realidade porque a nós parece normal e imutável, pois a religião, Estado e família aparentam não ter partido dos homens.

Esta inversão de valores trouxe ao nosso tempo consequências avassaladoras: a ética religiosa voltou-se à moral burguesa e os fiéis são vistos como clientes responsáveis pelo recheio dos cofres de instituições. Nunca, como antes, foi proposto aos crentes voltarem os olhos apenas para si, se afastando e esquecendo o todo: os problemas sociais.

Se ao homem moderno resta apenas aceitação passiva, a perda da noção de conjunto e a indiferença ao próximo. Então Deus esta morto, pois se resumiu a uma idéia pronta, fechada e acabada. O ato ecumênico do diálogo entre culturas e religiões se aponta como uma boa saída ao melhoramento da vida em sociedade.
Rômulo N. Filgueira

10 comentários:

  1. ahahaha... quero ver se jr. num faz um elogio agora!!!

    ResponderExcluir
  2. meu comentario, ciço, vem atravez dos versos de 'geozito' nesse soneto:


    SONETO DE RECUSA

    por que hei de querer a eternidade
    vendo a morte da vida dividida
    e em pró de viver uma pós vida
    esquecer-me da vida de verdade

    como posso querer a divindade
    se a mesma é negada a irmãos meus
    pois se vai excluir à filhos seus
    eu prefiro excluir-me por vontade

    eu não troco um segundo de presente
    em mil anos de futuro de servente
    que a verdade virá, e nessa hora

    esse deus, ou algum outro qualquer
    dê a vaga do céu a quem quiser
    pois meu céu é na terra desd'agora

    (Jefferson Azevedo)



    nao pedi permissao pra postar o soneto dele, mas esta ai.. muito bom soneto poeta!!

    ResponderExcluir
  3. muito boa mesmo! geo se garantiu d+ ai!
    eita bicho véi poeta da gota!

    ResponderExcluir
  4. (Que Deus não leia isso aí!)

    Meus amigos (especialmente Rômulo)
    O único interlocutor,mediador entre DEUS(criador) e os homens(sua criação)foi,é e sempre será o noso senhor e salvador jesus cristo,a quem devemos muito pela sua infinita misericórdia.
    Pelo que eu entendi, quer dizer que DEUS com sua lei "roubou" a "preciosa" liberdade humana é isso é? Não contesto que pessoas usam de má fé o nome de DEUS em benefício próprio, mas cuidado com a forma generalizada do termo "crentes".
    Os verdadeiros crentes em DEUS são aqueles que temem a ira do SENHOR e guardam os seus mandamentos [cantares:1;13] a sua lei.Quanto a estes que você citou são apenas falsos integrantes de falsas Igrejas que pregam falsas doutrinas que não pertencem à Igreja de CRISTO.
    Leia a bíblia, mais precisamente a epístola do apóstolo Paulo aos Romanos cap:1 ver:20 ao 23.

    Eu não quero discutir
    tal assunto com ninguém,
    essa é minha opinião
    Você tem uma também
    Leia a referência dada
    Pois lá escrito já vem...

    "Dizendo-se Sábios, tornaran-se loucos.E mudaram a glória do DEUS incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível"
    Romanos:1;22-23.

    Abraç@o do grande amigo;
    Geicon Gef.

    ResponderExcluir
  5. Valeu por ter entrado Geicon... Agora as discussões irão esquentar mais ainda.

    Nosso objetivo aqui é, de longe, questionar credos; não vamos por em xeque o que um ou outro acredita em particular. E sim analisar as conseqüências das religiões ao longo da história. Por exemplo, o que foi a inquisição? O que é visto como prioridade por quem detém o domínio religioso? Por que será que uns tem voz e outros não? Por uns são vistos como autoridades e outros como passivos ouvintes?

    Por que este livro literário de múltiplas interpretações foi batizado de “sagradas escrituras”? Não foram escritas por homens? Não pode ter falhas e ser incompleto assim como nós meros humanos? E as dezenas de traduções que foram feitas não houve apenas uma sequer dada mais ênfase para manter uma ordem questionada a época? Os homens leram esta bíblia de uma mesma maneira? Sabemos que os primeiros cristãos tiveram de puxar pela filosofia platônica e aristotélica para que as escrituras ganhassem interesse público, visibilidade. O que houve depois daquele mortal chamado Paulo, Agostinho e Aquino que ganharam o título de “SÃO”? Veja que vieram depois do Cristo e mudaram a forma de ler a bíblia assim como Darwin. Por que aquele homem chamado Pedro, que sobre ele seria edificada uma “igreja”, nas “sagradas escrituras” não há seu testamento? Não deixou uma só linha?

    Se for Deus de infinita bondade por que criaria ele um inferno? Por que temos um raciocínio que não se pode questionar-lo? Por que o antigo testamento tem um Deus que deve ser temido e é tão cruel e vingativo? Seria porque os judeus enfrentavam o êxodo e precisavam se manter unidos? Será pelo mesmo motivo que foram criadas as “leis sagradas”? Por que Jesus se anunciou como a “boa nova”, o que se renova, negando assim o antigo livro? Será então o inferno aqui na terra e, assim, um estado de espírito? Seu sentido foi mudado? Com qual intuito?

    O que é a verdade? É uma construção diária? Muda ao logo dos séculos?

    São muitas as dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. Brigadão;

    Rômulo,Sobre a inquisição
    Entendo suas curiosidades, mas veja só; pedi que você, que é meu "brother" analizasse bem a forma generalizada do termo'crentes'. Lembra daqueles falsos integrandes de falsas instituições religiosas (Igrejas)dos quais fiz citações no comentário anterior? Pois é,eles se acharam no direito de formar suas próprias leis, julgando, torturando até a morte todos aqueles que ameaçavam 'da maneira que fosse' as suas doutrinas.
    "Esta instituição não faz parte da verdadeira Igreja de CRISTO".

    A Inquisição era um tribunal eclesiástico destinado a defender a fé católica:

    Não quero discordar de suas ideias amigo,irmão camarada, Rômulo, mas, têm muitas coisas a serem analizadas para não serem mal interpretadas. Quanto às outras 22 indagações suas todas têm resposta, mas é incoveniente respondê-las aqui em um simples comentário.Mas te adianto que o apóstolo Pedro deixou sim duas epístolas escritas que são o 21º e 22º livro do novo testamento.

    Abraç@o à todos, fiquem com DEUS

    Geicon Geff;

    Obs:Rômulo admiro sua inteligência e sua capacidade, acredito muito que você não ironiza de forma ateista as minhas palavras.

    ResponderExcluir
  7. Hauahauhua....

    Geicon meu velho, minha ironia é um costume que tenho, mas procuro não ferir com ela; e sim tornar uma coisa construtiva.

    Tentei deixar claro nas entrelinhas que não acredito que exista uma religião ou fieis verdadeiros e outros falsos. “A” acredita “B” ser falso por “B” não ser “A” e vice-versa, ou seja, partem do pressuposto de que tudo aquilo que estiver fora de “A” (“não-A”) é, conseqüentemente, falso. Não é o caso. Não acredito que o caminho seja por ai. Se vamos taxar uma entidade de falsa é porque negamos ela e a liberdade de culto deve ser assegurada. Cristãos acreditam nas doutrinas cristãs assim como judeus na judaica, islã na islâmica e cientistas na ciência.

    As questões das leis meu poeta acredito também serem humanas e apenas humanas.

    Ah! Sim...já ia esquecendo a questão de Pedro...é que as vezes me enrolo um pouco com os termos específicos dentro da bíblia. Minha pergunta seria: POR QUE PEDRO NÃO DEIXOU UM EVANGELHO ESCRITO? Você mesmo observou que ele deixou epístolas, então ele não seria analfabeto. Sendo ele o homem mais próximo do “filho do homem” deveria deixar um livro também.

    Acredito que minhas palavras não surtirão efeitos em você, nem tenho tamanha pretensão. Mas só o fato de termos pontos de vista diferentes e que tentemos compreender o contexto de cada um, a mim me basta.

    Também acho que estamos enveredando para um ponto muito particular: o credo, a particularidade da fé, e eu não tenho poder para isso. Não que isto não possa ser discutido, mas porque não me sinto a vontade tocar em algo tão pessoal, e no caso em um lugar tão público.

    Ciço e Jr estão achando a forma de escrever por aqui muito formal velho!... se eles toparem vamos tentar algo diferente.

    Abraço Geicon.

    ResponderExcluir
  8. Oxi!
    Um outro comentário meu não entrou. Que estranho!

    ResponderExcluir
  9. hauahuaha
    poe novamente meu irmão

    ...
    o negocio aki ta meu paradooo

    ResponderExcluir
  10. que texto ótimoo,me arrepiei ao ler!tu se garante "animal" huahuaha

    ResponderExcluir