Aqui no Alpendre você encontra:

Filosofia, Religião, Ciência, Entretenimento... nossos autores estão particularmente envolvidos nessas diferentes áreas: Rômulo (Filosofia), Ciço (História), Júnior (Poesia Popular e Matemática), Igor (Engenharia). Aqui procuramos sempre a interdisciplinaridade, até porque os posts dos nossos membros nem sempre falam de suas áreas. Portanto, sinta-se a vontade para puxar um tamburete e começar a conversa no alpendre! Abraços...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Alpendre Vermelho

Caros leitores, frequentadores ou visitantes do Alpendre. A campanha se passou até o primeiro turno e nenhum dos integrantes deste blog levantou qualquer manifestação a favor ou contra qualquer candidato. Agora proponho uma mudança de postura por acreditar que o Alpendre é em sua maior parte vermelho (PT) – temos aqui pelo menos a mim, Poliana Oliveira, Renan Filgueira, Jr Guedes, Paulo Donizete, Isa Pinheiro, Igor Carneiro.

Resolvi postar aqui por dois motivos básicos:

1) Apoiar através do blog, e isso é por minha conta (Rômulo), por acreditar que esse trabalho que vem sendo feito no Brasil deve continuar.

Para falar pouco:

Posso dizer que seria impossível uma refinaria em meu Estado se aquelas caveiras no Poder continuassem.

Falava-se, nos governos anteriores, em privatizações de universidades federais, com LULA isso só não aconteceu como também houve expansão dessas instituições (14 universidades), inclusive para o interior (estendeu mais de 40 campi) áreas com profundas necessidades.

O mundo voltou seus olhos para o Brasil, e a América Latina é vista de outra forma, qual a opinião dos principais jornais lá fora?

Com medidas econômicas foi possível levar 32 milhões de
miseráveis e pobres à condição de consumidores, elevou o salário mínimo de 64 para mais de 291 dólares, alguém sabe o que o PAC?
E o que houve com Petrobrás nesses últimos 8 anos? O Proálcool está a todo vapor, nosso país passou a ser referência na produção de combustíveis renováveis.

Reformas no ensino; melhoramento da polícia federal; concursos públicos, senhores! É o fim do apadrinhado para ocupação de cargos públicos; sem falar em políticas de inclusão social.

2) O grande veículo midiático é claramente elitista, toma partido quando tenta se passar por neutro. Sou completamente de acordo que tomem um partido, no caso são o de José Serra, desde que abandonem a falácia de sua neutralidade.

A manipulação de idéias atrapalha a interação entre o indivíduo e o meio social, isso ocorre por conta de discursos e atitudes ideológica que disponibiliza uma única interpretação e visão do real, fazendo com que a cultura se passe por natural e intocável. É o fundamentalismo dos meios de comunicação que ajuda a reduzir o homem a um ser pragmático.

Pois bem, esse é o meu ar de protesto e é assim como vejo os acontecimentos no cenário nacional. Sei que não tenho muita voz nem visibilidade, mas o pouco que tenho tento por a favor da garantia de um processo democraticamente justo. APÓIO À CANDIDATURA DE DILMA SIM! E aqui não se tem o menor problema em fazer tal afirmação.

Rômulo N. Filgueira

13 comentários:

  1. dedico esta postagem ao meu grande amigo Paulo Donizete, um político fervoroso.

    ResponderExcluir
  2. massa! pois bemmm. Aos amigos de Marina e duvidosos colocarei a carta de Mauricio Abdalla (filósofo) sobre Marina e a importância que é por Dilma lá dentro.... RUIM, MUITO RUIM COM DILMA LA DENTRO E IMAGINO, NÃO, NÃO!! TENHO CERTEZA QUE COM SERRA SERIA MUITO PIOR, PIOR, PIOR...!!!

    OBG.. vc6 partidários de Serra nao deixem de opinar!! e provem à grande massa que o seu candidado seja melhor para assumir a cadeira de presidente (duvido muito disso, mas vai lá, tenta ai!)... :D

    ResponderExcluir
  3. Romulo valeu pela força vei!
    vamo fazer do blog uma ferramenta de esclarecimento á sociedade!

    ResponderExcluir
  4. no cenário politico nacional,com o segundo turno das eleições presidenciais,dois projetos políti-
    cos diametralmente opostos estão em discussão;de um lado esta sendo apresentado mais uma vez o projeto neoliberal,q ainda esta em vigor no mundo e foi potencializado no brasil através do governo FHC.Governo este q representou durante 8 anos as classes dominantes, não só do brasil,pois tb era submisso aos interesses das grandes potencias;alem disso a desigualdade entre as regiões eram deploráveis,existiam dois brasis:o desenvolvido(sul/sudeste),e o atrasado(norte/nordeste),o governo neoliberal se esquivava de suas responsabilidades,privatizava as grandes empresas públicas,recorria ao FMI,e como consequência o país se tornava cada vez mais dependente das grande nações,enquanto sua humilde gente padecia com o aprofundamento das desigualdades sociais e como disse Leonardo Boff num recente artigo:"nesse período crescia a multidão dos excluídos".Não estou dizendo q o governo do psdb não fez nada de proveitoso,não,há coisas positivas sim,mas o grande erro de um governo é governar apenas para uma minoria,fechando os olhos para problemas crônicos no país como a fome e a miséria.Os portadores desse projeto neoliberal sao representados pelo psdb e suas coligaçoes lideradas pelo candidato José Serra.POR OUTRO LADO existe um projeto q abrange o Brasil por completo,capaz de unir desenvolvimento econômico com progresso e mobilidade social;e o melhor de tudo é q não é apenas um projeto politico,JA É UMA REALIDADE!iniciada por um governo popular, de esquerda,GOVERNO Q ELEVOU O BRASIL A OUTRO PATAMAR DE DESENVOLVIMENTO!hoje não precisamos mais nos inclinar para beijar a mão do "tio san",não nos rendemos mais ao imperialismo dos países centrais,deixamos de ser meros coadjuvantes,para nos tornarmos protagonistas no cenário geopolítico mundial!o pres. LULA provou q com vontade politica é possivel sim construir um novo país,respeitado em todo o mundo!para se ter uma ideia, nossos programas sociais,tão criticados pela oposição,são elogiados por diversos países,e reconhecido pelas nações unidas;e por falar em ONU,um estudo recente realisado por ela apontou q o BRASIL LIDERA O RANKING DE COMBATE A FOME E A MISÉRIA;hoje o BRASIL é reconhecido como o país onde a esquerda vem dando certo!Há muito a ser feito?SIM! mas,tenho a certeza de q estamos no rumo certo!para tanto é necessaria a permanência da esquerda no poder,e tenho a convicção de q essa é a forma de DILMA ROUSSEF de fazer politica,com atenção aos mais pobres,e com o compromisso de continuar lutando contra a fome e a miséria(visando o desenvolvimento social e regional)POR ISSO DECLARO MEU VOTO EM DILMA!!

    ResponderExcluir
  5. bixo vê q absurdo:
    acabo de ler no blog do noblat,(do jornal o globo)
    a noticia de q hoje de tarde,durante uma reunião da cúpula de serra em sao paulo,representantes da TFP(tradição,familia e propriedade)uma organização da direita católica,estavam distribuindo panfletos com o seguinte título:"se vc é uma pessoa q pensa em votar na dilma,conhença bem este projeto antes de votar" o projeto é o PNDH(relativo a questoes sobre o aborto,liberdade religiosa...)o texto prega voto contra dilma,uma clara campanha contra ela e favoravel a serra(detalhe:essa organização,TFP,é sediada em sao paulo);outra coisa absurda:li no jornal estadao(www.estadao.com.br)q uma associação de pastores do Espirito santo,vão fazer campanha contra dilma,pregando o voto contra a candidata,"esclarecendo"os fieis.Meu Deus,isso tem q acabar!isso é jogo sujo,é difamação!líderes religiosos sejam eles padres,bispos ou pastores, não são donos da verdade;eles tem todo o direito de concordar/discordar de quaiquer candidato,agora usarem as suas influências como líderes,pra difamar ou promover alguem,é contra os proprios principios cristãos ,nesse caso.Sou cristão,mas fico indignado,envergonhado, com atitudes como essas;é usar de má fé a responsabilidade q tem nas mãos principalmente quando tais atitudes,partem de lideres religiosos.

    ResponderExcluir
  6. marmão!! eu tenho uma raiva desses lideres religiosos!! "estou fazendo o melhor pra minha comunidade" tudo safado! padre, pastor, bisto, nenhum presta! uns fizeram muita merda no passado e querem esconder ou dizer q mudaram e outros fazem muita merda hj (igual aos anteriores ai!) evangelicos imitando atitudes da Igreja medieval e catolicos querendo ser santos depois de ter ferrado tudoooo!!!

    Deus, Deus, Deus não precisa deles para existir não... não precisa desse mediadores (politizados de quinta categoria) para poder chegar aos nossos ouvidos não... para ouvir Deus basta conversar com o vizinho, padeiro, motorista de onibus, prefeito, rei, todos!!

    ResponderExcluir
  7. NÃO ciço,
    pelo erro de alguns não podemos condenar a todos,não!existiram grandes líderes religiosos no passado q deixaram suas contribuições na luta contra a fome,desigualdade,injustiças,racismo...
    por exemplo:D.helder câmara,madre tereza,pastor Martin luter king..entre outros,as ideias dessa galera continuam vivas até hoje.E mesmo na atualidade temos exemplos de grandes lideres religiosos q lutam por paz,justiça,igualdade;ex:leonardo boff,frei betto etc.Infelizmente o q se vê hoje é uma proliferação de igrejas em tudo quanto é esquina,e o q era algo voltado para a fraternidade e solidariedade,transformou-se num negócio rentável,lucrativo;mas mesmo assim,existem pessoas e líderes sérios sim!q num tão la pelo dinheiro,a fim de usar a boa fé das pessoas,mas q tão lá pra fazer a diferença,e tentar lutar por uma sociedade mais humana,solidária.

    ResponderExcluir
  8. Filho qnd eu tava falando ali em cima era sobre a instituiçaooooo... A INSTITUIÇAO CATÓLICA NA IDADE MÉDIA, AS INSTITUIÇÕES EVANGELISTAS, PENTECOSTAIS, ETC... esses pastores, padres de que eu me referi são exatamente esses qeu não valem de nada! :D

    Todos esses exemplos que vc deu sao apenas pessoas que iam de encontro com os ideias de suas crenças... é tanto q a maioria foi silenciado (pela instituiçao pertecente ou nao)... e ainda no final de meu texto eu coloquei que para ouvir deus é preciso ouvir o povo e foi isso que Boff, Helder Camera, Beto, King e outros fizeram! :D


    vlw, paulo!

    ResponderExcluir
  9. não pÔ,num são/foram "apenas
    pessoas q iam de encontro c os ideais de suas
    crenças",não!todos esses foram,são até hoje, líderes sim! mesmo divergindo de suas instituições;
    o q eu quis dizer no meu comentario,é q num se pode generalizar,talvez não tenha sido essa tua intenção,posso ter intendido errado.
    abraço!

    ResponderExcluir
  10. Vocês não estão “fugindo ao tema” não?
    Cachorrada é essa aki??

    hauhauahuahauha...

    ResponderExcluir