Aqui no Alpendre você encontra:

Filosofia, Religião, Ciência, Entretenimento... nossos autores estão particularmente envolvidos nessas diferentes áreas: Rômulo (Filosofia), Ciço (História), Júnior (Poesia Popular e Matemática), Igor (Engenharia). Aqui procuramos sempre a interdisciplinaridade, até porque os posts dos nossos membros nem sempre falam de suas áreas. Portanto, sinta-se a vontade para puxar um tamburete e começar a conversa no alpendre! Abraços...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ENQUETE: dê sua opinião


Meses atrás houve uma polêmica em relação a uma comunidade do Orkut que proferia comentários preconceituosos aos nordestinos, depreciando sua imagem de forma generalizada.

O preconceito existe para segregar, ou seja, separar e tachar grupos destacando alguma característica comum a seus integrantes. Fere direitos, a liberdade e a integridade física ou mental de quem é atingido por esse mal. Faz uso de ideologias e meias verdades para convencer e tornar aceito seu discurso desumano, não é raro encontra-los difundidos na política, mídia, ciências e escolas acadêmicas como o determinismo alemão de Hatzel.

Pois bem, pessoas do alpendre e convidados o que tem a dizer a respeito? Por que esse tipo de coisa acontece? Somos realmente inferiores como propõe os neonazistas? O Brasil se resume a sul e sudeste? Gostaria que os comentários aqui colocados não fossem da mesma linha que os deles, não vamos generalizar; lá existem pessoas que nos querem como integrantes de um todo, Brasil, multicultural. A igualdade se pauta no respeito à diferença.

Rômulo N. Filgueira

4 comentários:

  1. pois é Rômulo,tambem acompanhei este caso indignado,revoltado,injustiçado.Vou explicar tamanha indignação:os integrantes dessa tal comunidade(que mais se assemelha a uma facção que dissemina preconceito e racismo)não só discriminaram os nordestinos,tambem tiveram a ousadia de ridicularizar a situação dos desabrigados e vitmas das enchentes ocorridas por aqui;fatos como este atestam para uma triste realidade:o preconceito de origem, principalmente aos nordestinos,algo inadimissível somos todos brasileiros!Entretanto quero ressaltar que o Nordeste não deixa nada a desejar em termos de cultura,artes,ciências,enfim somos uma região rica que tem um povo forte,trabalhador,e que não se cala diante das injustiças,estou acompanhando os fatos e espero que os responsáveis sejam devidamente punidos pela justiça;no mais, expresso minha indignação e me solidariso com meus conterrâneos do nordeste.

    ResponderExcluir
  2. O conceito de Nordeste foi sendo criado e recriado com o tempo, desde os tempos do Império português no Brasil (período que chamamos de Brasil Colônia). Mas foi somente através de um carinha carioca que foi convidado pelo jornal O Estado de São Paulo para escrever sobre a batalha da jovem Republica contra uns certos “marginais” no sertão baiano (Arraial de Canudos), que foi Euclides da Cunha. Vou deixando de conversa de historiador e vou logo ao caso. A questão é que o Nordeste que nos foi difundido e criado por um pensamento positivista e determinista (Euclides da Cunha). O nordestino seria aquele povo sofrido, sem cultura, altamente arrogante e prepotente (parafraseando meu pai kkkk), a partir daí o pessoal do Sul e Sudeste viram que precisavam ajudar aquele “deserto cultural” e foi isso que se sucedeu nos anos 50 com a criação da SUDENE. Um órgão gerenciado por irresponsáveis, onde a real necessidade era a de manter o regime de podridão política (que ainda temos hoje, com certeza) no sertão.

    Mas o descaso com o sertão começou realmente quando o governo do ainda Império do Brasil resolveu oficializar as terras no Nordeste, criando uma região geograficamente, e não culturalmente, demarcando terras e deixando o povo sem uma certa mobilidade entre as terras em procura de água nos períodos de seca, agora o açude estava cercado. Além do mais, podemos notar que para a maioria das pessoas (do sul ou não) generalizam pessoas dessa região como sendo Nordestino, um lugar único, com uma única cultura, como se a cultura da Bahia fosse igual a do Maranhão. Nós temos vários Nordestes, focalizados no eixo Bahia, Pernambuco e Maranhão (três povos que apresentam uma cultura diferente e singular). Como podemos ver o problema do Nordeste não é de hoje, é um grande fato que se acumulou no decorrer de nossa historia, sendo gerado por uma elite egocêntrica “sulista”, então esse pobres coitados que falaram ai não fizeram mais do que se esperava que fizessem, pois eles aprendem isso nas escolas, em casa, no barzinho, em qualquer que seja o lugar que a cultura egocêntrica do sul e sudeste do país atingiu.

    ResponderExcluir
  3. É de fato um absurdo que esse tipo ou qualquer tipo de discriminação ocorra, uma vez que nos consideramos uma sociedade "civilizada" e deveríamos nos comportar como tal. Outra coisa interessante em relação a essa comunidade é que ao mesmo tempo em que tem caráter discriminatório tem associada a sua página outra comunidade antinazista... como pode?

    ResponderExcluir
  4. pois é... kkkk... acho que eles não conhecem o conceito de facismo! não se acham facistas mas tomam atitudes facistas... kkkk... so rindo mesmo

    ResponderExcluir